A qualidade está nos detalhes

Outsourcing de testes de software

Outsourcing de teste de software

A Sofist oferece uma linha de serviços dedicada à preparação e realização de testes para as empresas cuja estratégia é focar em sua atividade núcleo (core-business), deixando as atividades de teste e qualidade de software a cargo da Sofist, uma empresa especialista.

Os serviços de outsourcing de testes (ou terceirização de testes) são uma modalidade de Terceirização de Processos de Negócio (do inglês, Business Process Outsourcing, BPO). Estes serviços permitem que nossos clientes tenham acesso a uma Equipe Independente de Verificação e Validação (ISV&V), especializada em testes e qualidade de software, sem ter de arcar com os altos custos de contratação, treinamento, atualização da equipe e das tecnologias e ferramentas.

Diferente de um body-shop, os serviços de outsourcing de testes da Sofist constituem uma solução completa que fornece não apenas horas de um recurso humano, mas uma equipe especialista, seus processos de trabalho e ferramentas de apoio.

Modalidades de Outsourcing

A Sofist atua com os diferentes tipos de testes de sistema e de aceitação, ou seja, testes realizados nos sistemas ou componentes completos. Entre outros, a Sofist pode realizar testes funcionais, de robustez, de desempenho ou stress, de segurança e de usabilidade. 

Além disso, a Sofist atua com automação de testes de sistema, podendo automatizar testes projetados por ela ou mesmo pelo cliente.

Fases do processo de desenvolvimento onde a Sofist oferece serviços de Outsourcing

Por que testar e se preocupar com a qualidade?

A atividade de teste é hoje a atividade mais utilizada para garantir a qualidade durante o desenvolvimento de software. E não é por acaso. A atividade de teste permite que sua empresa alcance:

Benefícios dos processos de teste e qualidade de software

Redução de custos: Os testes permitem avaliar se o software desenvolvido atende os requisitos para ele especificados ainda durante o desenvolvimento, reduzindo significativamente os custos de correção após a implantação e durante a manutenção do sistema. Dependendo da aplicação, defeitos encontrados após a implantação podem custar de 10 a 10.000 vezes mais que defeitos encontrados durante o desenvolvimento.

Aumento da qualidade:
Os testes e procedimentos de qualidade funcionam como uma barreira ao longo do processo de desenvolvimento até a entrega para o cliente, reduzindo o número de problemas que são transferidos de uma fase do desenvolvimento para a próxima. 

Por que terceirizar seus testes?

Para quem a utiliza, a prática de BPO traz uma série de benefícios, entre os quais podemos citar os seguintes:

Redução de custos:
A utilização e o aprimoramento de processos e ferramentas adequados permitem a redução dos custos relacionados às atividades de teste e qualidade.

Concentração nas atividades núcleo (core-business):
Com as atividades de teste e qualidade devidamente atendidas pela Sofist, sua empresa pode se concentrar nas atividades que constituem o núcleo de seu negócio.

Aumento das receitas:
Ao terceirizar processos não-chave, sua empresa poderá se concentrar em aumentar as vendas e sua participação no mercado, bem como na satisfação e no atendimento das necessidades de seus clientes. 

Atendimento a demandas variáveis:
Com modelos de negócio flexíveis, a Sofist permite que sua empresa atenda com segurança e qualidade as variações na demanda por serviços de testes e qualidade.

Além das vantagens inerentes ao BPO, a terceirização das atividades de teste e qualidade de software traz alguns outros benefícios, tais como:

Melhores resultados:
A realização dos testes por uma equipe independente, desassociada da equipe de desenvolvimento e cujo principal objetivo é a garantia da qualidade do software entregue ao cliente final, traz resultados duas a cinco vezes melhores se comparado a testes realizados por analistas de requisitos e/ou por equipes de desenvolvimento.

Nova perspectiva:
A equipe terceirizada traz para o projeto uma nova perspectiva e um novo entendimento sobre os requisitos, as necessidades e as percepções dos potenciais usuários, gerando feedback positivo para o aprimoramento do sistema.

Por que terceirizar seus testes com a Sofist?

Soluções específicas para sua necessidade: A Sofist entende que cada empresa que desenvolve software é única. Seja sua empresa uma agência digital ou esteja ela desenvolvendo um novo produto, a Sofist oferece uma solução específica para sua necessidade.

Tecnologia:
A Sofist investe constantemente no desenvolvimento e aprimoramento de tecnologias e processos que permitem a ela realizar os testes de maneira mais eficaz e eficiente.

Equipe especialista:
Nossa equipe é formada por profissionais das melhores universidades do país, com certificações internacionais na área ou participação no meio acadêmico (mestrandos, mestres e doutores). Nós realmente entendemos de teste e qualidade de software.

Relatórios:
A Sofist disponibiliza os meios para que os gerentes e desenvolvedores acompanhem os resultados dos testes em tempo real. Além disso, disponibiliza relatórios que permitem ao cliente avaliar a evolução da qualidade do software e do processo de desenvolvimento.

Relacionamento:
A Sofist é definida por seus clientes, parceiros e colaboradores e pela interação entre todos. Estes são nosso maior patrimônio e os tratamos de acordo. Entre em contato e solicite alguns depoimentos de clientes sobre o relacionamento conosco.

DIFERENCIAIS DO OUTSOURCING SOFIST
Alta qualidade nos testes
Sua equipe concentra-se em seu core business
É independente e imparcial
Utiliza processos bem definidos e ferramentas adequadas
Disponibiliza métricas e indicadores que facilitam o acompanhamento
Equipe é constantemente treinada e atualizada
Utiliza automação para reduzir custos e retrabalho
Adaptável à demanda por testes

Modelos de negócio para o Outsourcing de testes com a Sofist

Nossos serviços de Outsourcing podem ser contratados em dois modelos de  negócio diferentes:

Especificação + Projeto de testes:
Adequado para empresas com projetos de escopo bem definido, de porte médio ou grande.

Centro de Excelência em Testes (CET) da Sofist:
Adequado para empresas com projetos de escopo dinâmico (como o desenvolvimento de novos produtos) e/ou projetos pequenos (como a customização de produtos existentes ou a criação de hotsites).

Leia um pouco mais sobre os diferentes modelos de negócio oferecidos pela Sofist.

Gostaria de saber mais? Entre em contato para que nossos consultores de negócio possam ajudá-lo!

O que fazemos?

Newsletters

Cadastre-se em nosso site para receber nossas novidades em seu e-mail.





©Copyright 2009-2017 - Todos os direitos reservados.